domingo, 24 de julho de 2016

Desafio do uso de novas tecnologias na sala de aula

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Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar

Usar tecnologias em sala de aula, na escola, em casa e nas ruas faz parte da rotina de muitos estudantes.  Portanto devem fazer parte do cotidiano escolar como é o livro, o quadro negro e o giz.
Seu uso interessa particularmente a produção colaborativa de conhecimento, em que alunos e professores juntos sejam coautores.
É necessário oferecer condições para promoção da educação de nosso tempo, que deve estar integrada ao local em que estivermos.
Realidade na sala de aula
Um dos maiores enfrentamentos na formação de futuros professores é integrar as tecnologias à educação, principalmente unindo os conhecimentos técnico-pedagógicos de forma interdisciplinar.
“Basta olhar os projetos político-pedagógicos das licenciaturas e das pedagogias. Para alguns, esse uso [das novas tecnologias] é voltado à parte técnica — ligar, desligar, usar um software ou aplicativo. Porém, não será somente isso que o professor enfrentará na escola. E é no enfrentar, entendido como prática, que se deve pensar. E em preparar o professor”, afirma Nuria Pons Vilardell Camas, pesquisadora e professora do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Papel do professor
Apesar do importante papel das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar a mediação do conhecimento.Um dos papéis importantes do docente é o de auxiliar o aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital. A mediação pedagógica se faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.




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