quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Olha o mundo!!!

Convido-os a apreciar essa tirinha. Quais comentários vocês fariam sobre ela?
Achei-a bastante oportuna. Hoje assisti um seminário apresentado por colegas da disciplina Arte e Educação cujo tema era História da Fotografia, e assim que cheguei em casa, navegando na web, vi essa tirinha que me remeteu ao evento. 
Estou inquieta, refletindo sobre isso!!! Acredito que virou um hábito da nossa sociedade a famosa "selfie", o costume de registrar e expôr nossa auto-imagem a todo momento. Estamos perdendo a sensibilidade de olhar ao nosso redor...olhar mesmo...ver o outro, ver além do nosso umbigo, ver o mundo que nos cerca!!!
Vale a pena refletir sobre isso!!!  =)







Dica cultural para crianças!

DICA CULTURAL!!! Une poesia e tecnologia!!!

Ainda dá tempo, leve seu filho!!!



Dica cultural para crianças!

DICA CULTURAL!!! Une poesia e tecnologia!!!

Ainda dá tempo, leve seu filho!!!



Não compartilhe tudo que recebe!


A poucos dias observei uma postagem de uma colega no grupo de Whatsapp que me deixou bastante pensativa. Era um compartilhamento acusando uma pessoa de ser criminoso, logo uma outra colega a alertou sobre a irresponsabilidade de estar compartilhando esse tipo de informação, reforcei o comentário, mas essa atitude me fez refletir sobre o ocorrido. 
Gente, precisamos identificar a veracidade de uma informação para não espalhar boatos, pois as notícias falsas tem um potencial devastador.
Antes de consumir informações no mundo digital e compartilhá-las, vamos:

  • Fazer um cruzamento de fontes;
  • Buscar a fonte original;
  • Verificar credibilidade de quem publica;
  • Observe além do título da publicação;
  • Na dúvida, pense duas vezes.
Descobri recentemente que há sites onde se pode pesquisar e confirmar, ou não, os boatos espalhados na rede, os mais conhecidos são E-Farsas e Boatos.org e são úteis em informações recebidas via Whatsapp e Facebook.



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cartilha Saferdic@s

Resultado de imagem para safer dicas 
Na última aula de EDC287 conheci a cartilha Saferdic@s. Achei muito prático e de fácil entendimento, principalmente para pessoas que, como eu, não tem muita familiarização com o mundo digital.
O tema que mais me chamou atenção foi sobre Cibercrime. Descobri que é todo e qualquer ato ilícito praticado com o uso de meios eletrônicos. Normalmente associamos mais a internet, mas também devemos lembrar que há outros meios.
Esses crimes podem ter diversas intenções, desde provocar danos financeiros a danos morais. Com isso, devemos tomar precauções como: não salvar senhas ou divulgar informações pessoais, efetuar compras online apenas em sites seguros, dentre outros.

Quem se interessou e quiser conhecer um pouco mais a cartilha e os demais temas que ela aborda, visite http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas/internet

domingo, 31 de julho de 2016

Mais educação através da tecnologia

Resultado de imagem para escola digital

Escola digital


É uma plataforma de busca gratuita que reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem voltados para professores, alunos, pais e redes de ensino.
São centenas de vídeos, animações, games, aulas digitais, infográficos e outros tipos de recursos para enriquecer e dinamizar o ensino dentro e fora da sala de aula.
Criada em 2013, tem a missão de transformar e democratizar a educação no Brasil.
O acervo é categorizado por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, licença de uso, entre outros. A plataforma está em constante atualização, então há sempre novos recursos disponíveis. E você também pode sugerir objetos digitais.
O site Escola digital também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade. Tem como objetivo principal promover o uso qualificado das tecnologias para melhorar a educação em todo o Brasil.

Cibercultura

A cibercultura é uma realidade importante que faz parte do nosso dia a dia!


A tecnologia é, ou será nossa aliada como futuro educadores?

Nós estamos preparados para a Tecnologia na Educação???


domingo, 24 de julho de 2016

Desafio do uso de novas tecnologias na sala de aula

Resultado de imagem para tecnologias na educação infantil

Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar

Usar tecnologias em sala de aula, na escola, em casa e nas ruas faz parte da rotina de muitos estudantes.  Portanto devem fazer parte do cotidiano escolar como é o livro, o quadro negro e o giz.
Seu uso interessa particularmente a produção colaborativa de conhecimento, em que alunos e professores juntos sejam coautores.
É necessário oferecer condições para promoção da educação de nosso tempo, que deve estar integrada ao local em que estivermos.
Realidade na sala de aula
Um dos maiores enfrentamentos na formação de futuros professores é integrar as tecnologias à educação, principalmente unindo os conhecimentos técnico-pedagógicos de forma interdisciplinar.
“Basta olhar os projetos político-pedagógicos das licenciaturas e das pedagogias. Para alguns, esse uso [das novas tecnologias] é voltado à parte técnica — ligar, desligar, usar um software ou aplicativo. Porém, não será somente isso que o professor enfrentará na escola. E é no enfrentar, entendido como prática, que se deve pensar. E em preparar o professor”, afirma Nuria Pons Vilardell Camas, pesquisadora e professora do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Papel do professor
Apesar do importante papel das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar a mediação do conhecimento.Um dos papéis importantes do docente é o de auxiliar o aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital. A mediação pedagógica se faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.




domingo, 17 de julho de 2016

Globalização e multiculturalismo

Resultado de imagem para multiculturalismo globalizaçãoResultado de imagem para multiculturalismo globalização

Desafios para a sala de aula

Os educadores não podem ignorar as difíceis questões do multiculturalismo, da raça, da identidade, do poder, do conhecimento, da ética e do trabalho, que na verdade, as escolas já estão tendo de enfrentar. 
O modelo de educação multicultural em salas de aula, deve ser baseado em cinco dimensões interligadas: 
• Integração do conteúdo: lida com as formas pelas quais os as professores usam exemplos e conteúdos provenientes de culturas e grupos variados para ilustrar os conceitos-chave, os princípios, as generalizações e teorias nas suas disciplinas ou áreas de atuação. 
• Processo de construção do conhecimento: propõe formas por meio das quais os  professores ajudam os alunos entender, investigar e determinar como pressupostos culturais implícitos, os quadros de referência, as perspectivas e os vieses dentro de uma disciplina influenciam as formas pelas quais o conhecimento é construído. 
• Pedagogia da equidade: existe quando os professores modificam sua forma de ensinar de maneira a facilitar o aproveitamento acadêmico dos alunos de diversos grupos sociais e culturais, o que inclui a utilização de uma variedade de estilos de ensino, coerentes com a diversidade de estilos de aprendizagem dos vários grupos étnicos e culturais. 
• Redução do preconceito: essa dimensão focaliza atitudes dos alunos em relação à raça e como elas podem ser modificadas por intermédio de métodos de ensino e determinados materiais e recursos didáticos. 
• Uma cultura escolar e estrutura social que reforcem o empoderamento de diferentes grupos: promove um processo de reestruturação da cultura e organização da escola, para que os alunos de diversos grupos étnicos, raciais e sociais, possam experimentar a equidade educacional e o reforço de seu poder na escola.

Mais informações: 
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/A/Adelia%20Cristina%20T.%20Morante.pdf

Gente, recomendo!!!


PAPO DE EDUCADORES é um programa na rádio Vida Nova 87,9FM que aborda assuntos relacionados desde a Educação Infantil a Educação Superior. Traz entrevistas com profissionais da área e discute os principais temas da atualidade. Tem apresentação de Igor Guimarães e Prof. Bruno Sepúlveda. 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cordel

O que é cordel?
São poesias populares. O material é normalmente impresso em forma de folhetos ilustrados. 


Curiosidade
O nome se deu ao fato de que em Portugal eram expostos amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou  nas ruas.
Atualmente, podemos encontrá-los mais na região Nordeste do Brasil, onde ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

Tem como principais escritores nordestinos: Ariano Suassuna, José Lins do Rego, Guimarães Rosa e João Cabral de Melo.